quinta-feira, 7 de maio de 2009

  1. Biografia
  2. Nome: Giotto di Bondone , mais conhecido como Giotto.
  3. Giotto foi considerado o primeiro génio do Renascimento italiano , dizem que ele começou a pintar com 11 anos , ele era pastor de ovelhas e começou a sua arte ai , fazendo pinturas nas rochas . O artista Cimabue junto com Duccio , teria visto desenhando uma ovelha e pediu ao pai do menino Giotto ensinase ele a pintar. Posteriormente, Giotto teria pintado uma mosca no nariz de uma figura com tanta habilidade que seu professor teria dado a ele .
    As primeiras obras de Giotto , soa sobre a vida de São Francisco , ele pintava cada passagem que ele sabia do Santo , ele pintava tão bem que ate parecia realista .Entre 1305 e 1306 , ele começou a pintar sobre Jesus Cristo e a Virgem Maria Entre as diversas cenas ali representadas, está o juízo final.
    Giotto realizou também diversas obras por encomenda de príncipes e altas autoridades da Igreja, em Roma, em Nápoles e em Florença . Giotto di Bondone era um homem caseiro e espirituoso . Casou-se e teve 6 filhos. Na cidade de Florença , tinha óptima reputação e era considerado um homem rico .

Analise da lamentação: Esse quadro mostra a tristeza das pessoas quando Cristo morreu, os anjos rodeando jesus e as pessoas em volta dele. Pelo o que eu pude perceber com as obras que eu vi de giotto e que ele retrata momentos da vida de cristo.

Principais obras de Giotto -

.Os beijos de Judas - da Capela degli Scovegni

.A Lamentação

.Julgamento Final




Não vi todas as obras de Giotto mais vi as principais , ele costuma pintar obras sobre o cristianismo , nas obras que eu pude ver eu percebi que ele pintava sobre a Vida de Jesus .A primeira obra Jesus esta numa festa , muito bonita a obra tem cores vivas isso chama a atençao .

Maria

Bý : Maria Carolina e Guilherme.

Um comentário:

  1. Bom, na verdade para se fazer uma análise de obra é preciso que se separe a religião da arte em um determinado momento. Giotto tem preocupaçõe naturalistas, ele identifica que a produção daquela época não tem a mesma preocupação que ele tinha, a de buscar menções temáticas além do mundo eligioso. O que era mais importante para Giotto era como a mensagem seria passada após aquela cena. Um exemplo é a Santa Ceia e todo contexto relacionado a obra. Giotto trazia emoção quando se aproximava da natureza, da realidade, fazendo com que o público ficasse mais perto do que ele estava retratando, usando de certa forma figuras populares em formas de santos e de passagens religiosas.

    ResponderExcluir